Partilhe esta Página

  

 

PARCEIROS

SEBRAE

CARTÔES

 


PRESS RELEASES
PRESS RELEASES

Segundo artigo publicado em https://www.kienbaum.com.br/

 

"Profissional de Logística, o novo alvo 

A demanda pelos profissionais da área cresce de forma explosiva, mais de 40% nos últimos cinco anos e agora, com a escassez, são o novo alvo prioritário das empresas que atuam na seleção e recrutamento de pofissionais de logística. Em decorrência da crescente demanda pelos profissionais especializados na gestão da cadeia de suprimentos os salários pagos – 20% acima - já se descolaram da média geral de remuneração.

Outro fenômeno é a busca de profissionais de outros segmentos, entre eles financeiro, administração, engenharia, para repor as vagas existentes nos cargos relacionados com a área de logística, informa a área de Recursos Humanos e recrutamento de profissionais de logística.

Por conta desta demanda intensa e variada, especialmente pelos setores de varejo e indústria, o volume de projetos de “executive-search” cresce ao ritmo superior a 40% ao ano.

O perfil do profissional mudou consideravelmente nos últimos anos. Antes eram atribuídas aos responsáveis pela área tarefas extremamente físicas, negociações com consumidores finais e com fornecedores em geral. Hoje, o perfil é outro.

Esqueça aquele profissional quase operário que atuava como coadjuvante na linha de produção nas fábricas. Com o surgimento da internet, por exemplo, como ferramenta de compra e venda, além das inúmeras estratégias de marketing e de tecnologia da informação disponíveis, tornou-se essencial um profissional com conhecimentos abrangentes para gerar valor à empresa.

As antigas responsabilidades não deixaram de existir, mas foram somadas às novas atribuições. O especialista passou a ser o diferencial de muitas empresas na geração de lucro, redução de desperdício, corte de custos financeiros com a diminuição ou eliminação de processos onerosos, ganhos de mercado, desenvolvimento de produtos, design e até na expansão internacional.

A valorização desse tipo de profissional começou a ser observada principalmente na indústria automobilística, devido a fragilidade e alto preço das peças utilizadas, mas hoje é fundamental em toda empresa que deseje eficiência nas etapas de produção e distribuição. Isso é notado principalmente nas redes varejistas, que com o surgimento de tecnologias como as etiquetas inteligentes (eletrônicas ou RFID) e com a importância das ações de marketing cada vez maior, passaram a considerar o profissional comercial como estratégico.

Por ser estratégico, ocorre a valorização do profissional completo da área. O mercado começou a priorizar aqueles que não necessariamente são formados em áreas relativas, mas sim aquele profissional capaz de aliar os conhecimentos necessários para trabalhar o prático e o lógico de todo o processo.

Diminuir as atividades sem valores agregados é o mais importante objetivo do profissional . Hoje, a maioria das empresas ainda desperdiça produtos e tempo no processo de produção e distribuição. A otimização desses processos é responsabilidade do novo